Big Data na indústria logística

O Big Data é um recurso tecnológico que se aplica a diferentes segmentos como, por exemplo, saúde, negócios e governo nessa era da transformação digital. Atualmente, a indústria da logística aposta em incorporar tecnologias e plataformas que auxiliem os players na coleta de dados para melhorar, entre outras coisas, a eficiência e a produtividade na cadeia de suprimentos.

A tecnologia contribui sobremaneira para otimizar recursos, maximizar níveis operacionais, obter maiores índices de eficiência e reduzir custos. Por isso, muito provavelmente setores como varejo e logística têm grandes oportunidades de avanço a partir das novas tecnologias. Por exemplo, o estudo Webshoppers, desenvolvido pela Ebit/Nielsen

É seguro dizer, portanto, que o país está entre os maiores em transações per capita da América Latina. São 58 milhões de consumidores que fizeram pelo menos uma compra online em 2018. Algumas regras básicas devem ser cumpridas pelos agentes da logística e entregas rápidas, e a análise de dados é fundamental nessa estratégia. A começar pela atenção ao desejo do consumidor pelo frete gratuito, os despachos rápidos, a facilidade nas políticas de devolução e o monitoramento do envio.

A aplicação da tecnologia não só ajuda a melhorar os processos atuais, por meio da captação de dados, processamento e análise em grande escala, como também serve para antecipar o que a Big Data permite como, por exemplo, detectar tendências, falhas e comportamento, o que auxilia a tomada das melhores decisões para
os negócios.